Baterias de Laptop

Baterias de Laptop Descartadas Mantêm Luzes Acesas

Muitas das cerca de 50 milhões de baterias de laptop descartadas a cada ano poderiam armazenar eletricidade suficiente para iluminar casas em países pobres. Aponta pesquisadores da IBM.

“Milhões de baterias de computador descartadas têm energia mais do que suficiente para iluminação casas por um ano” dizem pesquisadores da Índia.

Em um trabalho que está sendo apresentado esta semana em uma conferência em San Jose, pesquisadores da IBM Research Índia em Bangalore fizeram uma descoberta. Pelo menos 70% de todas as baterias descartadas têm carga suficiente para alimentar um LED. Durante quatro horas a cada dia, por um ano.

Embora seja possível combinar LED com painéis solares e baterias recarregáveis, o uso de baterias descartadas poderia tornar a abordagem muito mais barata.

A reutilização dessas baterias é a maneira mais sustentável de se lidar com um grande problema ambiental. O despejo delas em lixões, demorando algumas centenas de anos para se decompor.

“O componente mais caro nestes sistemas é, muitas vezes, a bateria”. Disse Vikas Chandan, uma pesquisadora no Smarter Energy Group do laboratório, que liderou o projeto. “Neste caso, a parte mais cara de sua solução de armazenamento é proveniente de lixo”.

Reutilizando as baterias de laptop

O grupo da IBM, trabalhando com uma empresa de P&D em hardware chamada RadioStudio agiram da seguinte forma.

Primeiro abriram as embalagens das bateria de laptop descartadas. Retiraram as unidades de armazenamento individuais e as testou individualmente.

Em seguida, identificou as boas e as recombinou para formar baterias recondicionadas.

Depois de colocar saídas para recarga, bem como circuitos para evitar o superaquecimento, deram-lhes a cinco usuários em Bangalore.

Todos provenientes de favelas ou  que trabalhavam como ambulantes .

Três meses depois, os usuários disseram que as baterias de laptop tinham funcionado bem.

A principal solicitação foi de fios resistentes a ratos e lâmpadas mais brilhantes. Disse Mohit Jain, engenheiro de pesquisa do grupo.

A configuração revista está, agora, sendo testada.

Cerca de 50 milhões de computadores portáteis e de secretária são descartados nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental.

Enquanto isso, somente na Índia, cerca de 400 milhões de pessoas precisam de eletricidade conectada à rede.

IBM não está considerando isso como um negócio, mas diz que a tecnologia poderia ser oferecida gratuitamente a países pobres.

 

 

Rodrigo Gaspar

Sobre Rodrigo Gaspar

ProgrAMAdor PHP e Conteúdista do Grupo de estudo. Seus hobbies são Jogar futebol e Surfar.

Deixe um comentário

para fazer seu comentário