Blog

Baterias de Laptop Descartadas Mantêm Luzes Acesas

Milhões de baterias de computador descartadas têm energia mais do que suficiente para iluminação casas por um ano, dizem pesquisadores da Índia.

 

Muitas das cerca de 50 milhões de baterias de laptop descartadas a cada ano poderiam armazenar eletricidade suficiente para iluminar casas em países pobres, dizem pesquisadores da IBM.

Em um trabalho que está sendo apresentado esta semana em uma conferência em San Jose, pesquisadores da IBM Research India em Bangalore descobriram que pelo menos 70 por cento de todas as baterias descartadas têm carga suficiente para alimentar um LED por, pelo menos, quatro horas por dia durante um ano.

Embora seja possível combinar LED com painéis solares e baterias recarregáveis, o uso de baterias descartadas poderia tornar a abordagem muito mais barata.

 

Imagem: Um vendedor de rua na Índia usa uma luz alimentada por baterias renovadas.

Imagem: Um vendedor de rua na Índia usa uma luz alimentada por baterias renovadas.

 

“O componente mais caro nestes sistemas é, muitas vezes, a bateria”, diz Vikas Chandan, uma pesquisadora no Smarter Energy Group do laboratório, que liderou o projeto. “Neste caso, a parte mais cara de sua solução de armazenamento é proveniente de lixo”.

O grupo da IBM, trabalhando com uma empresa de P&D em hardware chamada RadioStudio, abriu as embalagens das bateria de laptop descartadas e retirou as unidades de armazenamento individuais, chamadas de células, testou-as individualmente para identificar as boas e as recombinou para formar baterias recondicionados. Em seguida, depois de colocar saidas para recarga, bem como circuitos para evitar o superaquecimento, deram-lhes a cinco usuários em Bangalore que viviam em favelas ou trabalhavam como ambulantes.

Três meses depois, os usuários disseram que as baterias tinham funcionado bem; a principal solicitação foi de fios resistentes a ratos e lâmpadas mais brilhantes, diz Mohit Jain, engenheiro de pesquisa do grupo. A configuração revista está agora sendo testada.

Cerca de 50 milhões de computadores portáteis e de secretária são descartados nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental. Enquanto isso, somente na Índia, cerca de 400 milhões de pessoas precisam de eletricidade conectada à rede.

IBM não está considerando isso como um negócio, mas diz que a tecnologia poderia ser oferecida gratuitamente a países pobres.

 

Fonte: MIT.br

Rodrigo Gaspar

Desenvolvedor Web , com experiência em html 5 , php , css3 , javascript entre outros. Curte o que faz e busca sempre o conhecimento geek.

Envie seu Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.